terça-feira, 16 de agosto de 2011

HERMETISMO NO ESPAÇO CULTURAL FELTRIN


Arthur Buchsbaum 
palestra no 
ESPAÇO CULTURAL FELTRIN
com o tema HERMETISMO. 
A palestra é promovida pelo NAPPED, 
coordenado pela Drª Vanessa Feltrin 
e acontecerá em 28 de setembro de 2011às 19:00 horas no Salão de Eventos Luiz Feltrin localizado na Matriz do Grupo Feltrin, em São José, em frente ao camelão.
 Hermetismo
Uma Linhagem da Libertação
   
   O Hermetismo é uma linhagem de doutrinas, ideias e práticas que, no presente ciclo de civilização, vieram dos escritos e do trabalho de Thoth, um ser sobre-humano, que viveu no Egito Antigo, e também em três ciclos anteriores da humanidade, esquecidos pela história oficial. Por chegar a praticamente igualar-se com uma divindade, pelos poderes que apresentava, foi identificado pelos gregos com um dos deuses de seu panteão, Hermes, o que, pelo uso e hábito, originou a palavra Hermetismo. Para diferenciá-lo deste deus citado pela mitologia grega, Thoth acabou sendo designado, nos círculos esotéricos do presente, por Hermes Trismegisto, sendo que este adjetivo, etimologicamente, significa “três vezes grande”, pois é relatado que este Ser teria sido Mestre na Goldwana, na Lemúria e na Atlântida; não um simples mestre, mas o Mestre dos mestres, cujos discípulos teriam fundado novas religiões e filosofias em vários quadrantes da Terra, especialmente no Ocidente. Em essência, o Hermetismo busca cientificar as pessoas interessadas da condição mental deste Universo, que tudo quanto há só existe enquanto aparência, mas não de fato. Esta compreensão pode ser aprofundada de forma crescente, através de estudos que vão desvelando a verdadeira natureza de todas as coisas e seres. As suas ideias coincidem, em essência, com o que é veiculado por diversos sistemas religiosos e filosóficos, tais como a Vedanta, o Nagualismo, a Sânquia, o Taoismo, o Budismo, etc. Não poderia ser de outra forma, visto que a Verdade é única; apenas as formas de transmiti-la são eventualmente diferentes.


O professor Arthur é Bacharel em Matemática pela Universidade Federal Fluminense - 1982, Mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - 1988 e Doutor em Informática também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - 1995.
 Professor da Universidade Federal do Ceará, no Departamento de Computação, de 1991 a 1996, e atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Informática e Estatística, desde 1996.
O professor Arthur tem participado de diversos congressos no Brasil e no exterior, e apresentado assuntos de sua área de pesquisa acadêmica nos Estados Unidos, França, Suíça, Polônia e Portugal. O professor vem desenvolvendo trabalhos na área de Lógica, o investimento científico de sua preferência. Sua busca, que transcende ao academicismo, consiste em compreender a unidade conceitual entre a aparente diversidade de assuntos, e em desmascarar o que não é verdade, através de um atento espírito crítico. Tem também investido em estudos de Esoterismo e Religiões Comparadas, e, desde 2004, de uma forma crescente, venho buscando uma compreensão mais profunda da natureza do Universo, de Deus e de tudo quanto há, por estudos de Hermetismo. Oprofessor tem tido experiências no Campo PSI (sensitividade), experiências reveladoras da realidade transcendente.
O professor Crê na necessidade do advento de um governo mundial, cujo poder e administração seja gerido por quem de fato é realmente apto para isto, e apresente um grau espiritual correspondente. "O sistema educacional deveria orientar os estudos de forma a enfatizar a unidade por trás da aparente diversidade de assuntos, bem como o desenvolvimento equilibrado de todos os aspectos do organismo dos estudantes, abrangendo os níveis físico e emocional , além do nível intelectual, diz o professor.