segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Drª VANESSA FELTRIN FALA SOBRE JUSTIÇA RESTAURATIVA E DIREITO HOLÍSTICO



ENTREVISTA COM VANESSA FELTRIN PARA O CULTURA FELTRIN (CF)


1- CF - Drª VANESSA FELTRIN,
A FELTRIN criou o
NÚCLEO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL E DESENVOLVIMENTO PESSOAL interno, e nele está inserido o GRUPO DE ESTUDOS SOBRE JUSTIÇA RESTAURATIVA, qual sua participação nesse grupo?


VANESSA FELTRIN - Sou coordenadora do Grupo de Estudos sobre Justiça Restaurativa e Direito Holístico. Facilito o estudo, incentivando os participantes, trazendo ao Grupo materiais relacionados ao objeto de estudo e buscando estudiosos do assunto para palestrar e enriquecer os conhecimentos dos participantes.



2- CF - Com o estudo sobre a Justiça Restaurativa, o que muda na FELTRIN?



VANESSA FELTRIN - Desde 2006, a FELTRIN vem investindo profundamente na visão holística nas organizações. Com o Modelo Administrativo Holodinâmico, denominado Fonte de Desenvolvimento Organizacional Humano, criado pelo Assessor Organizacional Paulo Américo Constantino Martins, a FELTRIN vivenciou um salto quântico, sendo pioneira em um modelo de administração coletiva, que conta com a participação de todos os comunitários. O Grupo de Estudos de Justiça Restaurativa, que está inserido no NÚCLEO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL E DESENVOLVIMENTO PESSOAL, também criado pelo assessor organizacional Paulo Américo, é consequência deste fluxo de transformações que vem ocorrendo na FELTRIN. A criação do Grupo de Estudos em Justiça Restaurativa não é um evento isolado, e decorre de um processo de conscientização que vem se fortacelendo na COMUNIDADE ORGNIZACIONAL. Com a concretização do Grupo de Estudos, a FELTRIN dá mais um passo em direção ao paradigma holístico na organização, além de propiciar mais uma vez o renascimento da essência de nosso fundador, LUIZ IVANIR FELTRIN, que ao lidar com conflitos possuía eminentemente uma visão restaurativa, procurando conscientizar os envolvidos acerca de suas responsabilidades na formação do conflito e buscando sempre a conciliação e a restauração dos danos causados pelo conflito. Dessa forma, os estudos sobre Justiça Restaurativa na FELTRIN possibilitarão uma maior aproximação da Organização ao Círculo Externo, estimulando o diálogo consciente, a resolução dos conflitos pacificamente, a prevenção de novos conflitos, a responsabilização dos indivíduos por seus atos e a honestidade e sinceridade na resolução dos litígios. Enfim, os estudos em Justiça Restaurativa buscam estabelecer uma cultura de paz e consciência.



3- CF- Também existe um Projeto seu sobre um curso de Pós-Graduação em DIREITO HOLÍSTICO do INSTITUTO PLENITUDE e a FELTRIN encampou essa Parceria, o que isso tem a ver com o GRUPO DE ESTUDOS sobre Justiça Restaurativa da FELTRIN?



VANESSA FELTRIN - O Instituto Plenitude, que tem como coordenadores Velci Olga da Cruz e Paulo Américo Constantino Martins, incentiva frequentemente a disseminação da visão holística, tanto no Direto como em outras áreas do conhecimento, através da realização de Fóruns de Estudos, com a presença de profissionais cujas ideias convergem para a holística. O reiterado estudo da visão holística no Direito, no âmbito do Instituto Plenitude, deu origem ao Projeto de Pós-Graduação em Direito Holístico. Com muito entusiasmo, o Instituto Plenitude firmou parceria com a FELTRIN, uma organização que coaduna com os princípios do Instituto. O Grupo de Estudos em Direito Restaurativo e Holístico tem, entre seus objetivos, o de formar bases para o lançamento da Pós-Graduação em Direito Holístico, trazendo a compreensão acerca da importância dos conteúdos que farão parte da grade curricular do curso, estudando-os e formando parcerias com profissionais interessados a participar do curso. Os estudos tem por escopo a conscientização da necessidade de transformação nos rumos do Direito e da Justiça, aproximando-os da realidade vigente no século XXI.



4- CF- Quem participa do GRUPO DE ESTUDOS SOBRE JUSTIÇA RESTAURATIVA DA FELTRIN, a participação é aberta ao público?



VANESSA FELTRIN – O Grupo de Estudos em Justiça Restaurativa e Direito Holístico da FELTRIN conta com a participação dos Comunitários Feltrin, entre eles Presidência, Vice-Presidência, Assessoria Organizacional e Advogados Feltrin. O Grupo está aberto à participação dos clientes FELTRIN e do público em geral, gratuitamente. Fica o convite para a participação de todos, com a certeza de que poderão contribuir para o crescimento da comunidade.



5- CF- Você está começando a ECOFORMAÇÃO da UNIPAZ (UNIVERSIDADE HOLÍSTICA INTERNACIONAL - SC).
Esta formação está em sintonia com o ESTUDO DA JUSTIÇA RESTAURATIVA?


VANESSA FELTRIN – A ECOFORMAÇÃO, promovida pela UNIPAZ-SC está em profunda consonância com os estudos sobre Justiça Restaurativa. A visão holística, ecológica, holodinâmica, que nos é oferecida na ECOFORMAÇÃO auxilia significativamente na compreensão dos princípios e valores da Justiça Restaurativa, além de propiciar conhecimentos que ajudarão diretamente na prática diária do profissional restaurativo. Os seminários oferecidos pela ECOFORMAÇÃO prestarão contribuição, ainda, para o maior entendimento acerca do
 Modelo Holodinâmico de Administração da FELTRIN,
O Fonte de Desenvolvimento Organizacional Humano.


6- CF- É fácil aprender sobre Justiça RESTAURATIVA?


VANESSA FELTRIN – De maneira geral, temos uma formação mecanicista nas escolas e universidades. O aprendizado da Justiça Restaurativa e do Direito Holístico exige um descondicionamento do que nos foi ensinado até então. O passado foi determinado pela visão newtoniana-cartesiana, que guiou o padrão de pensamento das ciências humanas. Para aprender Justiça Restaurativa e Direito Holístico, fundamental que estejamos receptivos ao nosso des-envolvimento do que nos foi ditado até então. O Grupo de Estudos da FELTRIN conta com o apoio de profissionais competentes para promover essa expansão de consciência, como o Assessor Organizacional Paulo Américo Constantino Martins, um dos líderes do Movimento Holístico no Brasil, além de outros profissionais que serão convidados no decorrer dos estudos, o que facilitará a compreensão de todos.

7- CF - Drª VANESSA, o que você poderia citar como modelo de prática restaurativa no Brasil?

VANESSA FELTRIN - Recentemente, em janeiro de 2011, visitei, juntamente com PAULO AMÉRICO, nosso ASSESSOR ORGANIZACIONAL, as lideranças GAÚCHAS em Práticas Restaurativas, a Drª HELOISA KLEEMANN E O Dr. RICARDO CESAR CORREA PIRES DORNELLES, PRESIDENTE DA COMISSÃO ESPECIAL DE MEDIAÇÃO E PRÁTICAS RESTAURATIVAS - CEMPR na OAB de Porto Alegre. Foi um encontro rápido, mas muito produtivo. Estamos pensando em formar uma parceria com essas lideranças e trazê-las para um encontro de estudos na FELTRIN.


Vanessa, Drª Heloisa, Dr DORNELLES 
e o 
Assessor Paulo Américo. 
(fotos abaixo)
 


VANESSA FELTRIN
BACHAREL EM DIREITO, ASSESSORA JURÍDICA