VANESSA FELTRIN
COORDENADORA DO NÚCLEO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL E DESENVOLVIMENTO HUMANO (NAPPEDH) DO GRUPO FELTRIN E O LIDER DO BUDÍSMO LAMA PADMA SAMTEN NO CENTRO DE ESTUDOS BUDISTAS DE FLORIANÓPOLIS
PAULO AMÉRICO
AUTOR DO PROJETO "A HOLIATRIA DA TERRA" E ASSESSOR ORGANIZACIONAL FELTRIN COM LAMA PADMA SAMTEN NO ENCONTRO DO CENTRO DE ESTUDOS BUDISTAS DE FLORIANÓPOLIS
A TARTARUGA E A LEBRE
CIDADE E ALMA
ASPETOS SOCIOLÓGICOS DA ECOLOGIA HUMANA
NA VISÃO DO SISTEMA
FONTE DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL HUMANO DO PROJETO "A HOLIATRIA DA TERRA"
Por: Paulo Américo Constantino Martins
O pensamento humano está recebendo grande impulso em direção à necessária transformação de nossas CIDADES. Ao construí-las, nossos irmãos estão sentindo a necessidade de considerar como fator preponderante no processo, a ALMA HUMANA. Isto significa que as CONSTRUÇÕES, a partir dessa ótica, estão tomando novos rumos, o que superficialmente estão chamando de considerações ecológicas, alguns aspectos esquecidos neste passado do empilhamento impensado. E quem está na ponta desse processo de transformação da construção do pensamento humano, que leve em consideração a ALMA HUMANA na diagramação das cidades, é sem sombras de dúvidas o salto quântico da CONSCIÊNCIA DO CIDADÃO que busca, sobretudo, a paz e o equilíbrio das forças do planeta, nossa casa primeira, o primeiro berço da felicidade. Fato esse já profundamente compreendido para que o amanhã possa existir para nossos filhos, netos e bis-netos.
Na visão FRACTAL do SISTEMA FONTE DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL HUMANO, isto se manifesta numa necessidade cada vez mais evidente de um sistema de moradia que leve em consideração os {dois aspectos da ECOLOGIA}, o raso e o profundo. Tratamentos de água, dejetos, alimentação saudável sem agrotóxicos, considerando os aspectos orgânicos e educacionais para uma vida saudável e em PAZ está na pauta do construtor do século XXI, do SER HUMANO em busca de sua HUMANIDADE PERDIDA.
Nesse sentido o conceito de crescimento está evoluindo para uma ponte entre os aspetos materialistas e espiritualistas, entre o corpo e a alma, entre o eu e o outro, entre os grupos que compartilham um espaço de moradia e a CIDADE, num amplo geral e irrestrito olhar em direção ao equilíbrio para todos como condição sine-qua-nom para o encontro com esta tal FELICIDADE.
Os construtores inteligentes estão considerando esses aspectos e com isso estão se transformando em educadores dos cidadãos, fazendo a sua parte, criando espaços cada vez mais amplos que possam garantir ao máximo possível uma convivência pacífica, harmônica e cooperativa entre aqueles que compartilham de um mesmo ambiente de moradia. Estes são aspectos educacionais e de saúde que começam a serem pensados nas construções do século XXI.
- Amplos espaços onde se possa realizar exercícios físicos e práticas de esportes com segurança e tranqüilidade.
- Locais onde se possa compartilhar um filme com um grande número de conhecidos e amigos.
Nesta vertente do pensamento da NOVA ERA, o sentido da amizade é resgatado como fragrância a ser espalhada e o amor entre as pessoas a fonte propulsora dos relacionamentos como fermento para um novo olhar, isto, nesta CIDADE COM ALMA.
- ESPAÇOS CULTURAIS TRANSDISCIPLINARES (AMPLOS SALÕES) onde se possa realizar práticas que propiciem o desenvolvimento da CONSCIÊNCIA HUMANA para o desenvolvimento das INTELIGÊNCIAS COLETIVAS, como:
- YÔGA, DANÇAS TERAPEUTICAS, REIKI, SHIATZU, TAI CH’I CHUAN, MUSICOTERAPIA, GRUPOS DE REFLEXÃO, TEATRO, MEDITAÇÃO, GRUPOS DE ESTUDOS CIENTÍFICOS, GRUPOS DE ESTUDOS SOBRE AS TRADIÇÕES ESPIRITUAIS, ESTUDOS SOBRE TRANSDISCIPLINARIDADE, ESTUDOS SOBRE A VISÃO FRACTAL, GRUPOS DE DESENVOLVIMENTO e assim por diante, em direção a uma sociedade PACÍFICA, HARMÔNICA E COOPERATIVA.
As atualizadas construções inteligentes estão sinalizando o rumo ao pico desta travessia para os ESPAÇOS DE MORADIA PARA O CULTIVO DA PAZ, DA HARMONIA E DA COOPERAÇÃO como exemplo para uma sociedade que RENASCE em direção à PLENITUDE HUMANA.
O pensamento EXCLUSIVISTA, INDIVIDUALISTA, ELITISTA, GRUPOCÊNTRICO, deixa o palco, ele foi destrutivo, e aparece o pensamento INCLUSIVISTA, DE COMPARTILHAMENTO... TODOS NA PAZ, em um processo harmônico de cooperação para o exemplo dos viventes em em busca da plenitude existencial. UM CAMINHO POSSÍVEL PARA TODOS...
A CIDADE DA PLENITUDE HUMANA está em gestação nestes cidadãos que exigem que O QUE É HUMANO seja levado em consideração nas CONSTRUÇÕES DO SÉCULO XXI. O resgate da AMIZADE E DO COMPANHEIRÍSMO.
A ALMA HUMANA está entrando na cidade para nela morar e isso é o que alegra os novos habitantes, saber que todos poderão viver em PAZ e construir uma NOVA SOCIEDADE de cidadãos que estão sendo educados para a cooperação em busca da PAZ e do EQUILÍBRIO DO PLANETA, este esquecido LAR DE TODOS NÓS.
O NOVO CONSTRUTOR está escrevendo este texto na prática, ele quer doar seu conhecimento pra seus irmãos, ele quer espaços seguros, saudáveis, educativos que promovam uma estadia em direção há uma caminhada rumo a esta tão sonhada PLENITUDE HUMANA. ELE vê a NATUREZA como parceira e por isso quer protegê-la oferecendo-lhe toda sua cooperação para que possa realizar seu trabalho de gestar, parir, nutrir, abrigar, dar segurança, cada vez mais a seus irmãos. Ele quer que suas construções sejam exemplos de espaços educativos para uma ECOLOGIA HUMANA na NOVA SOCIEDADE que está nascendo com ele. Seu pensamento está se transformando de acordo com a velocidade do fluxo da compreensão humana do contexto sociocultural dos agrupamentos humanos. Ele é um NOVO EMPREENDEDOR, um ecologista CONSCIENTE de sua tarefa importantíssima para este parto da chamada PLENITUDE HUMANA, A ERA DE PAZ E HARMONIA DA HUMANIDADE. Ele sabe que é dos ESPAÇOS HABITACIONAIS que este SALTO QUÂNTICO depende. Ele sabe que OS CIDADÃOS o estão esperando para investir em seu INTELIGENTE EMPREENDIMENTO como importante investimento para o contexto social desta sociedade que renasce a partir daí. Em seu contexto habitacional, condomínios, prédios, edifícios, casas, ele sabe que ESPAÇOS TRANSDISCIPLINARES são a fonte de toda a transformação, onde os conhecimentos da medicina, da arquitetura, do direito, da psicologia, da engenharia, das tradições espirituais, da filosofia, das terapias avançadas, da visão fractal, da física quântica, poderão COMPARTILHAR E SE TRANSFORMAREM em contribuição para o desenvolvimento de uma CONSCIÊNCIA HUMANA na busca da PLENITUDE HUMANA. Ele sabe que esta é a única maneira possível de criar NOVAS CIDADES. ELE vê seus espaços habitacionais como CIDADES COM ALMA, repletos de SERES HUMANOS habitando e construindo um MUNDO DE PAZ. Ele cria espaços em doação de seus conhecimentos para estes habitantes que em gratidão estarão com ele nesta JORNADA DA ALMA.
É claro que o pensamento humano está mudando e o cidadão está em busca desses espaços. A COSNCIÊNCIA HUMANA é o único instrumento capaz de transformar essa sociedade ameaçadora gerada pela ausência da ALMA HUMANA. Benditos sejam os dias de PAZ da NOVA CIDADE. CIDADE E ALMA NÃO SE SEPARAM.
Este é o caminho do meu amigo JAMES HILLMAMN. E eu lhes estou convocando a seguirem com ele, assegurando-lhes sucesso absoluto em proteção aos NOVOS HABITANTES de nossos ESPAÇOS HABITACIONAIS, os geradores dos NOVOS NASCIMENTOS, aqueles filhos do MUNDO DE PAZ que lhes ensinou a querer a inclusão de todos no que estão vivendo...A PLENITUDE HUMANA.
O NOVO CONSTRUTOR é antes de tudo, um CONSTRUTOR DE PONTES SOBRE AS FRONTEIRAS, unindo cada vez mais os habitantes de seus empreendimentos, verdadeiras escolas para a proteção humana em direção ao esperado EXEMPLO VIVO da possibilidade de TRANSFORMAÇÃO DO IMPOSSÍVEL.
Eu quero morar em um desses espaços, com essa consciência, atualizada, como merece todo e qualquer irmão do mundo inteiro.
Não vos esqueçais dos fatores EDUCATIVOS que zelem pela boa SAÚDE HUMANA DE TODA A SOCIEDADE, ÓH! VÓS, CONSTRUTORES DO SÉCULO XXI.
“NÃO SEREIS MAIS IRMÃOS CONTRA IRMÃOS E A NATUREZA VOS SERÁ PARCEIRA." (Paulo Américo)
“Gestão Econômica e Méritos.
Ação Budista no Mundo”
Dia 04 de agosto, quinta-feira, às 20h
Local: Auditório da EMATER
Rua Botafogo, 1051, esquina com a Rua Érico Veríssimo
Bairro Menino Deus